quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mantém-te original


"Um dia, o mais provável é tornares-te num chato, deixares de sair à noite e começares a levar-te demasiado a sério. Nesse dia, vais começar a vestir cinzento e bege, pedir para baixar o volume da música e deixar a tua guitarra a apanhar pó. Vais tornar-te politicamente correcto, socialmente evoluído, economicamente consciente. Vais achar que tens de ir para onde toda a gente vai e assumir que tens de usar fato e gravata todos os dias. Nesse dia, vais deixar de beijar em público, as tuas viagens serão mais vezes no sofá e dormirás menos ao relento. É oficial. Vais entrar na idade do chinelo e deixar de ser quem foste até então. Vais deixar de te sentar ao colo dos amigos e vais esquecer-te de como se faz um quantos-queres ou um barco de papel. Vais ficar nervosinho se não trocares de carro de quatro em quatro anos e desatinar se o hotel onde estiveres não te der toalhas para o teu macio e hidratado rosto. Vais tornar-te muito crescido e começar a preocupar-te com tudo e com nada e a não fazer nada porque "vai-se andando" e a vida é mesmo assim. Vais dizer não mais vezes, vais ter mais medo, vais achar que não podes, que não deves, que tens vergonha. Vais ser mais triste. Nesse dia, o mais provável é que também deixes de beber refrigerantes. Aqui fica uma ideia: quando esse dia chegar, não lhe fales."

Anúncio publicitário da Sumol.

Ergonomia


O que é a ergonomia?


Hoje em dia, a ergonomia é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Factores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. É uma ciência multi-disciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como: anatomia, antropometria, biomecânica fisiologia, psicologia, etc…
As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um factor essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.


Em que sectores pode ser aplicada?


A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade:


-Ergonomia industrial,


- Ergonomia hospitalar,


- Ergonomia escolar,


- Ergonomia de transportes,


- Ergonomia de sistemas informatizados




Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho.


A Ergonomia actua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos factores ambientais que possam afectar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.












Quais são os sintomas de uma posição inadequada?




Este vídeo demonstra os sintomas de uma posição inadequada e como a devemos prevenir.


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O momento inspirador da semana

E aqui estamos nós a apresentar o cantinho do nosso blog onde iremos publicar imagens que nos levam a sonhar e a voar na nossa imaginação: “O momento inspirador da semana”.  Prometemos nostalgias e até mesmo, trazer ao de cima recordações! 
E o momento desta semana é...estão ansiosos? 
aqui está!



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Teoria da interactividade

Interface Gráfica

Interface Gráfica é um conceito da forma de interacção entre o utilizador do computador e um programa por meio de uma representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc.. A interacção é feita geralmente através de um rato ou um teclado, com os quais o utilizador é capaz de seleccionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.



 Interactividade
O termo interactividade resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação por diferentes autores em função das suas posições teóricas. Interactividade é uma condição revolucionária inovadora, da informática, da televisão, do cinema, do teatro, do sistema bancário online, da publicidade, etc. Há uma crescente “indústria da interactividade”, usando o adjectivo “interactivo” para qualificar qualquer coisa cujo funcionamento permite ao seu utilizador algum nível de participação ou troca de acções.

“É o processo de relação entre o homem e a máquina.”



Realidade virtual
Realidade virtual é um modo de visualização, manipulação e interacção com computadores. O objectivo desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adoptar essa interacção como uma realidade temporal. Para isso, essa interacção é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do utilizador.

 Na nossa opinião a realidade virtual ajuda­ o utilizador a interagir mais facilmente e de forma prática com a plataforma. Contudo, também nos leva a pensar que estamos num ambiente que não existe e ilude-nos com espaços e situações irreais.



Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual


São vários os dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual, tais como: luvas, capacete, óculos, rato, joystick e roupa VRMLA que é uma indumentária que permite a interacção com o mundo virtual.




quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Primeiro olá

Bem, rendemo-nos aos blogs.
Já há muito tempo que andávamos para criar um, e finalmente o momento chegou, com a aula de Aplicações Informáticas. 
Com este blogue, prometemos fidelidade e lealdade aos nossos leitores, mostrando tudo o que iremos aprender nesta aula, os nossos maiores interesses e as peripécias da nossa simples vida, ao longo deste ano.
Posto isto, até à próxima e esperemos que continuem a visitar-nos!