sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FINAL DE AULAS!

Depois de um período agitado com muitos testes e trabalho e a acordar todos os dias cedo, finalmente chegaram as férias!
Apesar de nunca termos tido Aplicações Informáticas, estamos a gostar da disciplina e das propostas feitas pela professora. Queremos alcançar bons resultados, e como tal começámos logo desde o início a aplicarmo-nos no blogue e a fazer da melhor maneira todos os trabalhos.
Visto que o Natal está à porta, há que ter cuidado com os doces natalícios (que nos sabem tããão bem!) e desejamo-vos umas Boas Festas :)

"Um alimento faz a diferença"

No passado dia 13 de Dezembro, a Escola Secundária S. Pedro organizou uma recolha de alimentos para ajudar as instituições e famílias carenciadas da região de Vila Real. A recolha foi feita durante a manhã, por um dos turnos, em vários supermercados, tais como: Pingo Doce, Mini-Preço, Continente e Intermarché. Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, a crise não impediu a solidariedade e a recolha foi muito bem sucedida. Durante a tarde, o outro turno, tratou da separação e contagem dos alimentos, o que foi muito simples e rápido, pois houve um grande trabalho de equipa. Conseguimos só num dia angariar 230 kg de arroz, entre muitos outros alimentos! 
Gostámos muito de fazer parte deste projecto e aconselhamos toda a gente a envolver-se mais em projectos solidários, pois para além de ajudarmos os outros, faz-nos sentir bem connosco próprios!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Museu do Som e da Imagem

No passado dia 24 de Novembro, a nossa turma deslocou-se ao Museu do Som e da Imagem de Vila Real numa visita de estudo. Aqui, tivemos a oportunidade de 'voltar atrás no tempo'. Foi nos explicado o cinema antigo, bem como os métodos e objectos utilizados para o produzir. Ficámos também a saber que Vila Real teve vários cinemas, que se hoje ainda existissem, davam uns belos museus!
Mas tal como se diz, 'uma imagem vale mais do que mil palavras.', por isso, não há nada melhor como umas fotografias, tiradas por nós, para vos mostrar algumas das coisas que vimos.
Fica aqui também o site para o museu para mais informações: http://www.museu-msi.blogspot.com/






















sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cor

Conceito

O conceito de cor está associado à percepção, pelo que o sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou reflectida pelos objectos, sendo considerado um atributo dos mesmos.


A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam da reflexão da luz produzida pela sua superfície, das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pela sua superfície, das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos ou de câmaras digitais.

Modelos

Um modelo de cor é um sistema utilizado para organizar e definir cores conforme um conjunto de propriedades básicas que são reproduzíveis.

Modelo RGB

O modelo de cores RGB é um modelo aditivo no qual o vermelho, o verde e o azul (usados em modelos aditivos de luzes) são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores.

O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.


Modelo CMYK

O modelo CMYK é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta , amarelo e preto. É considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto.
A combinação das quatro cores do CMYK podem reproduzir toda a principal gama de cores do espectro visível.

O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (K) para realçar melhor os tons de preto e cinza.

Modelo YUV
O modelo YUV tem em conta uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). Este guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor.

É adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. É utilizado também para transmissão analógica de vídeo.

Modelo HSB

O modelo HSV é a concepção intuitiva da técnica utilizada por uma artista ao misturar cores básicas para a obtenção de outros tons compostos. É definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor (figura). Desta forma, o modelo HSV é mais intuitivo de utilizar do que o modelo RGB.

Do ponto de vista de um artista plástico, é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras do que apenas como combinações de vermelho, verde e azul.