sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cor

Conceito

O conceito de cor está associado à percepção, pelo que o sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou reflectida pelos objectos, sendo considerado um atributo dos mesmos.


A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam da reflexão da luz produzida pela sua superfície, das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pela sua superfície, das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos ou de câmaras digitais.

Modelos

Um modelo de cor é um sistema utilizado para organizar e definir cores conforme um conjunto de propriedades básicas que são reproduzíveis.

Modelo RGB

O modelo de cores RGB é um modelo aditivo no qual o vermelho, o verde e o azul (usados em modelos aditivos de luzes) são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores.

O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.


Modelo CMYK

O modelo CMYK é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta , amarelo e preto. É considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto.
A combinação das quatro cores do CMYK podem reproduzir toda a principal gama de cores do espectro visível.

O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (K) para realçar melhor os tons de preto e cinza.

Modelo YUV
O modelo YUV tem em conta uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). Este guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor.

É adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. É utilizado também para transmissão analógica de vídeo.

Modelo HSB

O modelo HSV é a concepção intuitiva da técnica utilizada por uma artista ao misturar cores básicas para a obtenção de outros tons compostos. É definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor (figura). Desta forma, o modelo HSV é mais intuitivo de utilizar do que o modelo RGB.

Do ponto de vista de um artista plástico, é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras do que apenas como combinações de vermelho, verde e azul.


Sem comentários:

Enviar um comentário