quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Formatos de ficheiros de imagem



Vectorial 


SVG

SVG é a abreviatura de Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vectoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. 




SXD

SXD é a abreviatura de OpenOffice.org DRAW. Este formato permite simulações de 3D entre o desenho vectorial para viabilizar o foco da ferramenta que é parte de uma suíte de escritório. Pode-se desenvolver obras interessantes, mas o foco é facilitar a expressão gráfica de idéias para trabalhos de escritório. 



PS 


PS é a abreviatura de PostScript. Reconhecido por quase todos os programas de edição (Texto ou Imagem) que suportam imagem vectorial e pode ser directamente enviado a impressoras mais atuais, porém um tanto limitado para definição de imagens (não suporta degradê ou canal alfa).


CDR

CDR é a abreviatura de CorelDraw. Formato "maduro", porém com o péssimo hábito de sofrer modificações com as novas versões aplicação mãe.




WMF

WMF é a abreviatura de Windows Meta File. Reconhecido pela maioria dos programas de edição (Texto ou Imagem) do MS Windows®, porem com sérias limitações para formação da imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário