sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Multimédia

O que é?
“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático ( textos, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).”
Definição dada por: Fluckiger, 1995 e Chapman & Chapman, 2000 

Multi + Media = Múltiplos Meios = Multimédia

De uma forma genérica, o conceito de multimédia pode ser definido como a utilização de diversificados meios para a divulgação da mensagem.




Tipos de media
-Quanto à sua natureza espacio-temporal, estes podem ser classificados como estáticos ou como dinâmicos. Nos estáticos destacamos como principais exemplos a imagem, o texto e o gráfico e nos dinâmicos destacamos como principais exemplos o áudio, o vídeo e a animação.  


Nos estáticos:
Imagem
As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, os jornais e os livros. Podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou podem ser gerados no computador através da utilização de programas adequados.



O principal interesse dos gráficos vectoriais é ampliar o tamanho de uma imagem sem sofrer o efeito de escala como nas imagens bitmap.


Texto
Constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, tais como o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text.




Nos dinâmicos:
Áudio
O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores.




Vídeo
Surgem nos documentos multimédia e podem ser criados a partir de uma câmara de vídeo digital, ou de uma câmara de vídeo analógica (ou de televisão), devendo neste segundo caso ser digitalizadas. Os clips de vídeo digital podem igualmente se gerados directamente por computador, sendo referidos como sequências de vídeo sintetizado.


Animação
As sequências de animação que surgem nos documentos multimédia são, na grande maioria dos casos, sintetizadas por computador, e têm o cinema de animação (desenhos animados) como o seu correspondente nos documentos convencionais.




-Quanto a sua origem dos media, ou seja, a forma como estes foram criados, podem-se classificar em capturados e sintetizados.





Capturados:
Os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.







Sintetizados:
Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.




Modos de divulgaçao de conteúdos multimédia
De acordo com o modo de divulgação, ou seja, tendo em atenção aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.


Online

A divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através da utilização de uma rede informática local de um conjunto de redes, tal como a World Wide Web. Também a divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores lugados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em discos, pode ser considerada uma divulgação online.




Offline
Ao contrário da divulgação online, a divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados na divulgação de conteúdos multimédia são do tipo óptico, CD e DVD.


Sem comentários:

Enviar um comentário