sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Robótica
O que é a robótica?
Robótica é um ramo da informática que engloba computadores, robôs e computação, que actualmente trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos.
“É a ciência que estuda os robôs. Acho mágico fazer parte disso.” Robot Ed
Como surgiu?
O conceito de robot data dos inícios da história, quando os mitos faziam referência a mecanismos que ganhavam vida.
Começando na civilização grega, os primeiros modelos de robots encontrados eram figuras com aparência humana e/ou animal, que usavam sistemas de pesos e bombas pneumáticas mas que não tinham nenhuma necessidade prática ou económica, nem nenhum sistema complexo de produtividade que exigisse a existência deste tipo de aparelhos.
Em 1948, Grey Walter, da Universidade de Bristol, criou o primeiro robot autónomo electrónico.
O primeiro robot industrial foi o Unimates, desenvolvido por George Devol e Joe Engleberger (1961). Engleberger, por sua vez, pela construção do primeiro robot comercial foi apelidado de "Pai da robótica". No final da década de 60 (1970), foi desenvolvido um modelo experimental chamado Shakey, desenhado para pesquisas em Standford.
Áreas de aplicação
Robôs servem para muitas coisas. Foram criados - como indica a palavra robotnik - para fazer trabalhos repetitivos que os homens não aguentam. E hoje temos o robô a trabalhar nas mais diversas áreas, desde escavações arqueológicas (o Hermes) a Marte, até pelo interior do corpo humano (os nano robôs).
Os nano robôs, ou robôs microscópicos, são a nova arma da comunidade médico-científica no tratamento de várias doenças. Tal como no filme Viagem Fantástica, eles vão navegar na corrente sanguínea, ou mesmo em tecidos, à procura de bactérias patogénicas para detectá-las e exterminá-las rapidamente, agindo da mesma forma na localização e eliminação de tumores ou coágulos.
Algumas das áreas de aplicação da robótica são:
Aplicação industrial
Aplicação espacial
Aplicação na medicina
Aplicação em ambientes adversos
Curiosidades
O termo Robô foi pela primeira vez usado pelo Checo Karel Capek (1890-1938) numa Peça de Teatro - R.U.R. (Rossum's Universal Robots) - estreada em Janeiro de 1921 (Praga). O termo Robótica foi popularizado pelo escritor de Ficção Científica Isaac Asimov, na sua ficção "I, Robot" (Eu, Robô), de 1950. Neste mesmo livro, Asimov criou leis, que segundo ele, regeriam os robôs no futuro: Leis da robótica:
1. Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão, permitir que algum mal lhe aconteça.
2. Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, excepto quando estas contrariarem a Primeira lei.
3. Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que, com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.
O nosso amigo Robot Ed também nos contou umas coisas engraçadas. Vejam:
“Sabe quem fez os primeiros robôs? Hephaestus, o Deus do Fogo. Foi na Grécia antiga. Aliás, eram roboas: lindas jovens de metal dourado que deslizavam sobre rodinhas servindo néctar e ambrósia aos deuses do Olimpo. Eu li na a Ilíada!”
“Acho que Homero, o poeta grego da antiguidade clássica, foi o primeiro a pensar em robôs. Na sua Ilíada (canto XVIII), ele descreve as trípodes, criadas pelo Deus do Fogo: - Tinham nos seus pés umas rodinhas de ouro, sobre as quais, por si mesmas e por sua própria vontade, podiam girar na sala (...) mui bem mandadas, as servas da casa eram todas de ouro e muito semelhantes às moças que vivem realmente (...) aprenderam com os deuses o que é preciso e o fazem com perfeição.”
“O filósofo e escritor tcheco Karel Capek (1890 - 1938) foi quem escreveu o conto RUR - Robôs Universais de Rossum. É sobre um cientista inventa robôs para ajudar nas tarefas simples e repetitivas.”
“Já fizeram aqui na Terra uns robôs que parecem pinças: servem para trabalhar em lugares que homem não pode alcançar. Alguns são usados para cirurgias, outros catam pedregulho em Marte... Tem até um que ajuda em escavações arqueológicas, o Hermes.”
“Hermes é um robô que andou desbravando cavernas egípcias em busca de raridades arqueológicas. Aquele parecido com uma pinça. Antigamente, Hermes era um deus: o emissário dos deuses do Olimpo.”
“A palavra vem do tcheco "robotnik" e significa trabalho árduo.”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário